quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

AS LINHAS QUE TODA ROUPA TEM!

Um recurso simples de usar a favor das suas curvas são as linhas externas e internas que toda roupa tem, vou explicar melhor.
As linhas externas é a forma da roupa o contorno da peça, e as linhas internas são os detalhes que a peça tem como: decotes, lapelas, botões, bolsos, pregas... Quando observamos estas linhas e percebemos o efeito que tem no corpo fica mais fácil escolher a melhor peça para realçar a parte que é a mais bonita, ou para trazer mais volume ou enfim, para conseguir o efeito desejado a seu favor.
Vamos estudar as imagens abaixo de alguns desfiles do São Paulo Fashion Week Outono/Inverno 2010 para melhor como se aplica esta regra.


Look 1: o decote V do casaco somado com os botões que cria uma linha vertical principalmente com o contraste com a cor preta ajuda a alongar a silhueta. Porém o contraste do casaco com a calça corta a silhueta ao meio o que diminui visulamente quem veste esta roupa.


(Wilson Ranieri)


Look 2: o laço preto marcando a cintura e com a cor em contraste com o vestido corta a silhueta criando uma linha horizontal o que encurta e alarga a silhueta.


(Triton)



Look 3: o decote canoa é uma linha horizontal o que aumenta os ombros já a fita na cintura como é fina corta a silhueta mas bem menos realçando esta região. Na saia a renda que cria um desenho de V invertido chama atenção para o centro do corpo e aumenta conforme vai abrindo até a barra o que traz equilíbrio aos ombros criando uma silhueta ampulheta.


(Samuel Cirnansck)



Look 4: estas duas cores na parte de cima faz uma linha vertical o que divide o corpo alongando e a afinando.



(Maria Bonita)


Look 5: o colar encurta e chama atenção para a parte central do corpo, o detalhe que desce na diagonal alonga por estar mais próximo da linha vertical.


(Iódice)


Look 6: detalhe no seios alarga e traz volume para quem não tem e a linha da diagonal alonga todo o resto.



(Iódice)


Look 7: esta gola alarga o pescoço e chama atenção para o centro do corpo o desenho lateral da cava que lembra um V invertido diminui a parte central e aumenta a região das extreminadas que neste caso é a cintura onde acaba o detalhe deixando a parte superior do corpo menor em relação a inferior.


(Iódice)



Look 8: o desenho do V deitado que o vestido faz como lembra uma linha horizontal encurta e alarga a silhueta.


(Iódice)


Look 9: usar a mesma cor da cabeça aos pés também cria uma linha vertical o que alonga a silhueta principalmente quando o tecido é fluído como este da imagem.



(Huis Clos)


Look 10: esta linha horizontal na região das axilas com o cinto marcando a cintura encurta o tronco e alonga as pernas.



(Forum Tufi Duek)


Look 11: a gola V e o detalhe do zíper alonga a silhueta já o detalhe que vem lateral alarga os ombros e afina a cintura e o volume do tecido na região dos quadris aumenta.



(Animale)



Look 12: o volume da manga aumenta os ombros a linha do zíper alonga e como na cintura tem um detalhe que é horizontal mas do mesmo tecido e cor do vestido então não corta tanto a silhueta como se tivesse com qualquer outra cor de contraste aí sim alargaria e achataria a silhueta.


(Carlota Joakina)



Resumindo a regra basicamente funciona assim toda linha vertical alonga e horizontal encurta sempre lembrando que quando em uma mesma peça encontrar as duas linhas tente observar qual delas chama mais atenção ou tem em maior quantidade para que assim consiga definir o seu efeito.

Nenhum comentário: